RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA - Projeto Girarte - Centro de Vivência Neide Castanha - 16 de maio 2015


O Projeto GirArte com o apoio do  Movimento de Meninos e Meninas do Distrito Federal iniciou suas atividades em 2011. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de inclusão produtiva para adolescentes e jovens que estão ou estiveram em situação de rua. 




A idéia teve inicio com o Projeto Giração, que resultou de uma parceria entre o Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e a Petrobras. O Giração, devido ao seu sucesso, foi implementado como política pública pelo Governo do Distrito Federal. Essa primeira experiência teve como foco a atuação, política e pedagógica, junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e exploradas no trabalho infantil, na mendicância, no tráfico de drogas, na exploração sexual entre outras violações de direitos.

O GirArte trabalhará em dois núcleos, que consistirão nos Centros de Vivência Neide Castanha – Inclusão Produtiva Rural e Urbana onde serão implementadas atividades laborais que possibilitarão a geração de renda e/ou oportunidade de trabalho, dentro da concepção de uma economia solidária e associativista Participarão do projeto 230 adolescentes e jovens.

Centro de Vivência Neide Castanha
Os espaços de Vivência homenageiam Neide Castanha, que foi uma das idealizadoras do projeto Giração. Neide dedicou sua vida em favor dos direitos de crianças e adolescentes. Nesse sentido, também esteve à frente do Cecria e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de atuar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neide faleceu em janeiro de 2010.

Movimento de Meninos e Meninas
O Movimento de Meninos e Meninas do Distrito Federal (MMM/DF) atua no Distrito Federal desde 1986 como um braço do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. O MMM/DF aplica  processos pedagógicos que levam em conta o saber popular aliados ao saber cientifico, tomando em conta o menino e a menina como sujeitos participativos e porta voz de seus próprios desejos, sonhos, e necessidades. Desde 2007 o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - Sessão DF, em parceria com o CECRIA, GDF e Petrobras, desenvolve ações que favorecem as participações na reflexão e discussão sobre a situação da marginalização social em que vivem pessoas e grupos vulneráveis e na elaboração de propostas de enfrentamento à questão.


Espaços do Projeto GirArte
Para conhecer os espaços do projeto GirArte por gentileza, entre em contato pelo e-mail: girarte2011@gmail.com

Fonte: http://projetogirarte.blogspot.com.br/




0 comentários:

Postar um comentário